Perfiloplastia - Proporções Faciais

Perfiloplastia - Proporções Faciais

A relação entre algumas estruturas da face é fundamental para a harmonia facial.

Em especial, o nariz tem uma íntima relação com o queixo e quando esta relação não está equilibrada, por exemplo, quando o queixo é pequeno pode favorecer a impressão que o nariz seja maior do que realmente é.

A perfiloplastia é o procedimento que tem como objetivo não apenas melhorar as dimensões e a estética do nariz, mas também harmonizar a face através da associação da cirurgia do queixo, conhecida como mentoplastia.

Existem várias técnicas que podem ser usadas para realizar uma mentoplastia, como por meio de uma lipoenxertia (enxerto de gordura), utilização de uma prótese ou do próprio avanço ósseo do queixo, sendo a escolha da técnica dependente de cada caso e da discussão dos prós e contras com o paciente.

A mentoplastia com prótese ou avanço ósseo é uma cirurgia relativamente rápida e de pós-operatório, em geral, tranquilo. Pode ser realizada através de uma incisão que não é visível, pois fica dentro da boca, assim não deixa cicatrizes aparentes.

Há ainda a opção de se realizar apenas um preenchimento do queixo com materiais como ácido hialurônico, opção que pode ser realizada em consultório.

A melhor técnica depende de cada caso, da preferência do paciente, da presença ou não de alterações funcionais como ronco e principalmente da quantidade de avanço que será necessária.